sexta-feira, 13 de julho de 2012

MEMORIAL ACADEMICO


UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO- PEDAGOGIA






  


                                                    MEMORIAL



                                                                        ACADEMICA:
MARIA DE FÁTIMA JARDIM FIEL
RA: 1028060





















TUCURUI-PA 18 DE JUNHO DE 2011















UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO- PEDAGOGIA








Este memorial é fruto do estudo, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Educação a distancia – Uniube da Universidade de Uberaba










   















1- RESUMO
Memorial é um documento descritivo relativo a uma pessoa, no qual aparecem suas expressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas, também as falhas, os momentos difíceis e as duvidas. Memorial é então uma espécie de diário, no qual você poderá escrever acontecimentos memoráveis vivenciadas, os gostos e desgostos ao longo do caminho percorrido na trajetória acadêmica e profissional, relatando também adaptações, modificações e reflexões sobre vários momentos vivenciados no curso. Memorial é então, o registro da historia de sua aprendizagem e de seu cotidiano, visto por múltiplas facetas através das experiências adquiridas.
Sendo assim, ao elaborar este memorial levei em conta à crítica a autocrítica do desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo, procuro destacar parte dos elementos que, marcados por quebra de paradigmas, por coerência e incoerência, e por meio das relações estabelecidas com o mundo que possibilitaram a construção da minha trajetória acadêmica que em volve a pessoa e profissional.
Além de considerar este memorial auto-avaliativo, acredito que ele se torne um instrumento confessional dos meus sonhos, expectativas e realizações.
2- INTRODUÇÃO
O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional, destacando atividades que e desenvolvi , quando as atividades que desenvolvo atualmente e ainda , as minhas perspectivas de estudos e pesquisas em relação ao curso. Visa também resgatar parte de fragmentos das experiências e transformações percebidas e adquiridas na trajetória acadêmica.
Sabendo que, o tem Alfabetização e Letramento na sala de aula da “educação infantil”, fez parte do meu aprendizado adquirido durante o curso de Pedagogia, optei por juntar num só texto, o tema com minhas expectativas, dificuldades e facilidades, encontradas no decorrer das realizações das atividades durante todo o curso.
Este trabalho vem abordar a importância da alfabetização e letramento na sala de aula, da “Educação infantil”, pois para mim é fundamental trabalharmos de forma que as crianças aprendam letrando. Para isso, exige-se mudança nas atitudes pedagógicas, pois o ensino letrado visa à formação de indivíduos capazes de cooperar, liderar, viver em grupo e      participarem ativamente do seu processo de aprendizagem.
O tema “Alfabetização e Letramento” é um suporte para contribuirmos com uma nova forma de trabalho, desenvolver novos métodos, pois oferece desafios interessantes e novas abordagens metodológicas de trabalhos e também contribuirá nas areias de conhecimentos específicos interagindo juntamente com as crianças em diversas modalidades do ensino aprendizagem. Neste memorial também, contem partes das minhas experiências vivenciadas durante a trajetória do curso, a importância de estudar pedagogia, as expectativas adquiridas durante o curso, às vantagens de estudar na Uniube, alguns dos problemas enfrentados durante a jornada acadêmica e ainda alguns objetivos futuros ao concluir todo o processo acadêmico da Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade de Uberaba- Uniube Educação a Distancia.
3- MINHA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL
Eu MARIA DE FÁTIMA JARDIM FIEL, acadêmica do curso de Pedagogia da Uniube, RA: 1028060  turmas 04, Pólo de Tucuruí- PA.
Tenho 39 anos, sou casada,mãe de três filhos e moro no Projeto Tuerê I, município de Novo Repartimento – PA a 230 km da cidade de Tucuruí, onde fica o Pólo da Uniube.
Comecei a trabalha na educação no ano de 1990, quando tinha apenas a 5ª. Série do Ensino Fundamental, por morar na zona rural, onde não havia professores para suprir as necessidades educacionais da comunidade local.
Para mim, foi à realização de um sonho, pois mesmo tendo pouco conhecimento, queria mesmo ser professora. Nessa época, com 21 anos já era mãe e no ano seguinte voltei a estudar num curso denominado” Projeto Gavião I”, e depois no “Projeto Gavião II”, o Projeto Gavião I capacitava professores de 5ª a 8ª séries e o Projeto Gavião II capacitava os professores a nível de magistério.
Foi difícil ter que trabalhar todos os dias letivos do ano e durante os meses de férias vir para a cidade estudar, mas encarei com fé e superei as dificuldades.
Em junho de 2008, iniciei a minha graduação em Pedagogia pela Uniube no Pólo de Tucuruí – PA, chegando hoje, a conclusão do curso,  tenho fé em Deus que em 2013, farei minha pós-graduação ou uma especialização   nas áreas de psicopedagogia  ou  psicologia.
Cursar Pedagogia para mim foi muito gratificante por que precisava ampliar e aprimorar meus conhecimentos, principalmente na área de educação infantil.
Antes de entrar no curso, minhas perspectivas eram de muita ansiedade em aprender novas metodologias de ensino, para melhorar trabalho como educadora.
Hoje, chegando à conclusão do curso, posso garantir que não chegamos ao topo de uma escada de um só pulo, mas sim de passo a passo, se firmando e se aperfeiçoando a cada degrau que conseguir avançar.
4- PERSPECTIVAS DE ESTUDO E PESQUISAS EM RELAÇÃO AO CURSO
Neste trabalho primeiro vou falar do tema escolhido para a construção deste memorial que é “Alfabetização e Letramento” uma vez que vem discutir a importância do conhecimento no processo de aprendizagem do mundo letrado pelas crianças em fase de alfabetização.
Sabemos que a alfabetização se dá por meio da apropriação do conhecimento de mundo e da cultura escrita.
Alfabetizar letrando, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia se torna eminentemente difícil em muitas escolas brasileiras. Na escola onde trabalho e escolas vizinhas, colegas professores afirmam que lhes faltam o conhecimento teórico e pratico sobre o assunto, falta recurso de apoio pedagógico para desenvolver novos métodos para a formação letrada, das crianças nas séries iniciais.
Eu mesma como professora das séries iniciais do ensino fundamental, procuro desenvolver meu trabalho, visando à formação dos seres humanos capazes de cooperar, liberar, de viver em grupo e participarem ativamente do seu processo de construção da aprendizagem. Lev Semionoviche Vygotsky afirmam que o individuo interage com o meio em que vive, e que o conhecimento, não se dá apenas a partir da ação do sujeito sobre a realidade, mas sim que ele Se constitua por meio de sua interação com o meio.
Para Vygotsky, a alfabetização letrada, é por tanto o desenvolvimento intelectual do ser humano, e é internalizado por meio de suas relações sociais e ambiental. Continuando, o conhecimento, antes de ser individual e social, pois a criança ao nascer encontra-se em meio social e dele participa efetivamente, modificando-se enquanto ser social e modificando enquanto individualmente humana.

5- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, EXPERIENCIAS E TRANSFORMAÇÕES PERCEBIDAS E ADEQUIRIDAS NA TRAJETORIA DO CURSO

Escolhi o tema Alfabetização e Letramento na sala de aula da “Educação Infantil”, porque, foi um dos temas que mais me despertou interesse durante o curso, devido a pouca experiência que eu tinha sobre esse assunto. Durante todo o curso, me deparei com temas interessantes para minha formação profissional a qual eu exerço com muito amor, muito esforço e dificuldades, mas também com superação de vários obstáculos. Em seguida, posso constatar que eu fiz a escolha certa em, cursar minha formação em Pedagogia, pois o curso me proporcionou conhecimentos que com certeza me ajudarão na minha vida profissional, pessoal e até psicológica.
Enquanto professora a nível magistério, sonhava com minha formação em Letras, por que sempre me identifiquei com a Língua Portuguesa, mas por orientação de uma colega, resolvi cursar Pedagogia depois de iniciar o curso, vi que tinha feito a escolha certa, por que sempre gostei de trabalhar com séries iniciais do Ensino Fundamental, com Educação Infantil, e a Pedagogia me capacitou para tal.
Em seguida, relato sobre algumas das vantagens de cursar Pedagogia pela Uniube.
Analisando meu aprendizado do curso de Pedagogia pela Uniube, e o aprendizados dos meus colegas de curso e de trabalho, vejo que crescemos em conhecimentos, na interação na produção e participação do desenvolvimento da educação, um dos exemplos eficaz é o trabalho com projetos escolares que realizamos na escola que trabalhamos. Projetos esses, que tem aproximado a comunidade local da escola fazendo com que os pais participem mais do cotidiano escolar dos filhos e que as crianças interajam de forma eficaz no processo de construção de sua aprendizagem.
6- DIFICULDADES E SUPERAÇÕES
Durante a trajetória do curso, enfrentei varias dificuldades as quais algumas estão relacionadas abaixo:
A distancia de onde moro e trabalho com o Pólo da escola é de 230 km, a péssima qualidades das estradas que dificultava a chegada até o Pólo, a falta de fonte para a realizações de pesquisas nos trabalhos exigidos pela Faculdade “Pólo”. A falta de compromisso das pessoas que trabalhavam na secretaria da Faculdade “Pólo”, para com os acadêmicos que moram na zona rural e não dispõe de meios de acesso a informação avançados (internet). Mesmo com todos esses problemas não desisti e nem desisto jamais de concluir a minha formação, por que pra mim, melhor é o sabor da vitoria que o amargo fel da derrota. Firmo-me no versículo da Bíblia Sagrada, que diz: “Que a coroa de vitoria, é para os vencedores.”
Analisando o passado e o presente vejo-me mais preparada para exercer na sociedade o papel de educadora. Sinto-me mais preparada para enfrentar as dificuldades que se opuserem no meu caminho.
7- CONCLUSÃO
Por fim, só tenho a agradecer: a Deus, que por seu amor e bondade sempre iluminou os meus caminhos, guiou os meus passos e me dará a vitória.
A Jesus Cristo meu Senhor e Salvador que me deu graças, sabedoria e força para chegar até aqui.
Ao Espírito Santo de Deus que me guiou pelo caminho certo não me deixando cair nas tentações do mal.
A meus filhos que me deram força, e me incentivaram a persistir até o fim.
A todos quer forma direta ou indireta colaboraram na construção e conclusão da minha aprendizagem durante este curso, aos que acreditam no sonho, na arte, na brincadeira, no presente, no futuro, na luta, no outro, no aprender ensinando, no ensinar aprendendo, na vida, no amor e na paz.
Meu muito obrigado!
8-.REFERÊNCIAS

 ______.Reflexões sobre a “Alfabetização e Letramento” na sala de aula da Educação Infantil, apartir das pesquisas de Vygotsky. In: PASCUAL, Jesus Garcia;
 
_Pedagogia- Saberes docentes, saberes discentes e currículo/Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo- 2007.





2 comentários:

  1. Muito bonita sua história. Motivadora bem como, incentivadora. Também sou estudante de Pedagogia na Uneb Campus XV, BA. Foi muito útil este trabalho, pois me ajudou muito como elaborar um Memorial. Parabéns!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Eu escolhi o tema para meu memorial Literatura Infantil, mas agora vendo o seu ,pude ver que deixei a desejar .Não tinha ideia de como iria começar.Lendo o seu minha mente se abre para mais informações.Obrigada !!!!

    ResponderExcluir