domingo, 8 de janeiro de 2012

DICAS DE COMO ELABORAR UMA PROVA



COMO ELABORAR  AVALIAÇÃO QUE AJUDAM NA APRENDIZAGEM

Identificação
A prova (avaliação) deve ter espaço adequado para identificação do aluno e a nota do professor.
Prova de matemática
Nome da Escola:_____________________________________________________________
Nome do Professor(a):________________________________________________________
Nome do Aluno:_____________________________________________________________
Turma:_________________________Data:________________ Nota:__________________
Regras claras
As informações para a turma devem estar em destaque. O professor  deve lê-las para que todos compreendam.
Orientações para realização das provas
Leia atentamente todas as questões da prova na frente e no verso da folha.
Ø  É necessário pensar no tempo que os alunos dispõem para realização da prova;
Ø  Evite fazer provas com o intuito de incriminá-los, mas com o intuito de descobrir o que aprenderam de fato;
Ø  Pense, será que a questão não está muito longa¿
Ø  Use as experiências das aulas para aplicar as provas
Ø  Evite usar palavras com vocabulário desconhecido pelos alunos
Ø  O nível de desafio não pode ser muito fácil, que o torne desmotivado
Ø  Também não pode ser tão alto que o fruste;
Ø  Só use como conteúdo de provas o que você realmente trabalhou com os alunos.
Ø  Dar tratamento de conteúdo a todas as questões exigidas nas provas, explorá-las em sala, explicá-las.
Ø   
Lembre-se!!!
Ø  A prova quando elaborada cm precisão, pode ser uma ótima aliada para produzir um bom diagnóstico do que a turma realmente aprendeu.
Ø  O resultado de uma prova vai servir de parâmetro para que o professor aprimore seu planejamento, seu trabalho  em sala de aula.
Ø  Verifique se a linguagem utilizada é a mesma utilizada no dia-a-dia da sala de aula.
Ø  As provas geram uma série de questões que servem para junto com a gestão escolar identificar avanços e debilidades no processo de ensino e aprendizagem.
Ø  A prova indica o que funciona e o que não funciona na escola
Ø  O resultado de qualquer avaliação serve como instrumento de diálogo .
>    
NÃO ESQUEÇA:

O MOMENTO DE AVALIAR É UM MOMENTO DE LUZ, ENTÃO USE ESSE MOMENTO DE FORMA QUE VENHA AJUDAR SEUS ALUNOS NÃO PREJUDICÁ-LOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário