sexta-feira, 13 de maio de 2011

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

                  O ESPAÇO DA SALA DE AULA 

   Escola Municipal de Educação Infantil “Castelinho do Pequeno Príncipe VT”. Localizada na Rua Belo Horizonte s/n, no bairro Nossa Senhora de Aparecida no Município de Novo Repartimento. No dia04 de outubro do ano corrente, às 07h15min hs. Iniciamos o estudo ao espaço de sala de aula. Ao entrar observamos os alunos e professoras. As crianças sentaram em mesas pequenas com quatro cadeiras que ficam dispostas de forma que todos se interagem.
  A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, muitos cartazes enfeites confeccionados pelas professoras, alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos.
   Na sala há alfabeto colorido fixado na parede, há também numerais, vogais, nomes dos alunos, animais, objetos e um quadro de pregas onde ficam os crachás na forma de lápis com o nome de cada um dos alunos. Também as formas geométricas expostas ao alcance das crianças para que elas possam manuseá-las.
    Os brinquedos pedagógicos não ficam na sala de aula, pois ficam em uma sala denominada Brinquedoteca, usada por todos os Tuma uma vez na semana, mas há alguns jogos confeccionados pelas professoras que ficam guardados em caixas no armário usado somente quando as professoras pegam.
  As crianças se movimentam pela sala, pois as mesmas têm liberdade de transitar na sala quando querem. Quando querem tomar água ou for ao banheiro pedem permissão com naturalidade, pois a professora é gentil com todos.
    A professora demonstra ter conhecimento, pois é segura, gosta de ler e pesquisar há também diversos livros nos quais usam para planejar suas aulas. Demonstra ter interesse por outras áreas de conhecimento. Tem uma postura aberta ao ato de conhecer, pois se percebe seu interesse pelo aprendizado dos discentes, sempre inovando, buscando aperfeiçoar sua profissão.
    A professora dirige aos alunos de forma carinhosa, porém sempre firme, os alunos a respeitam e a chamam de tia.
    Quando há algum conflito entre os alunos a professora os resolve, conversa com os envolvidos e resolve na sala mesmo. Os alunos demonstram achar a professora correta quando a mesma resolve algum conflito na sala.
    A rotina de sala percebe-se que há variações, pois há atividades em  muitas categorias, porém tudo acontece espontaneamente não segue uma rotina, somente no horário de entrada,lanche e saída.O restante podemos dizer que são espontâneas.
    Quanto a Organização da rotina os alunos têm livre arbítrio de opinar. As crianças sugerem, escolhem e são sempre ouvidas com atenção pelas professoras.
      As atividades desenvolvidas na sala de aula sempre fazem parte de projeto que surgiu apartir do interesse e da necessidade da turma. E acontece de forma interdisciplinar.
 As brincadeiras e brinquedos são atividades integradas aos conteúdos desenvolvidos nas salas de aula pelas professoras, as quais acompanham os alunos durante as brincadeiras e músicas demonstrando ter caráter educativo em tudo fazem.
   As professoras privilegiam todas as atividades, mas há equilíbrio entre as atividades.
   O processo avaliativo é realizado constantemente as crianças são avaliadas sem que percebam o processo de avaliação.
  Podemos perceber que a professora faz a mediação do desenvolvimento psicossexual da criança, apenas em conhecimento teórico, mas não contradizer a abordagem freudiana a sexualidade infantil.
  Quando a medicação em relação aos sentimos evidenciados por ela no cotidiano. Sempre respeitando os limites traçados pela sociedade.
Raramente acontecem casos de violação dos direitos da criança, mas essas questões se acontecer são tratados com acompanhamento legais necessário.








Escola: Municipal de Ensino Fundamental “Creche Castelinho do Pequeno Príncipe VT”.
 Data: 25/10/2010
 Professor (a) regente: Maria José Pires Costa
 Professor (a) estagiário: Maria de Fátima jardim Fiel
 Público-alvo: alunos do jardim II.
 Tempo de duração: quatro horas
 Disciplinas: português, Matemática, Educação Artística e Ciências.
                         
                                           Objetivo:
*Ler através de gravuras.
*Estimular para que os alunos produzam pequenos textos.
*Estimular a leitura.
*Interpretar textos.
*Revisar algumas famílias silábicas.
                                        Conteúdo
*Produção de textos com gravuras.
                         Metodologia
*cartazes com textos com gravuras;
*leitura feita pelo professor;
*leitura dos alunos;
             *Destacar silabas e palavras para revisão;
             *Representar os números dos personagens (grafia e números).

                                          Recursos
 Cartolina, pincel, cola livros, papel sulfiete, lápis de cor fita crepe.

                                           Avaliação
Será realizada através do desempenho de cada aluno e da participação individual e coletiva.



              

                       
                           
           


             

                     


 


 
                                    


























Universidade de Uberaba
                                      

                                       
                          
                      
                               
                  Maria de Fátima Jardim Fiel
                                  



                    Estágio Supervisionado II
                        Em Educação Infantil




                                   

                                          


                                             


                                          Junho, 2010            
                                   CONCLUSÃO

Ao término do Estágio ficou a certeza da importância do contato direto com a realidade (rotina) escolar. A interação com os funcionários e alunos foi extremamente enriquecedora, foi além das minhas expectativas, pois pude vivenciar a realidade do cotidiano escolar com uma equipe bastante eficiente e acolhedora.
Além do contato com a escola, professores e alunos, tive também a oportunidade de refletir sobre a articulação entre teoria-prática no processo educativo a partir da interação entre a reflexão adquirida no decorrer do curso de Licenciatura e a atuação em situações concretas da realidade escolar.
 O estágio foi um período em que buscamos vincular aspecto teórico com aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado.
E, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº 9394/96).
Realmente não foi fácil esse estágio, encontramos diversas dificuldades, principalmente quanto à estrutura física da escola, pois a sala era pequena, muito quente. Mas os obstáculos não impediram de realizarmos um bom trabalho.
E levarei muito do que aprendi nesse período, pois aprendi que a prática não é tão fácil, como às vezes nos aparentam ser nos momentos teóricos que são vivenciados na sala de aula na qualidade de acadêmico. Neste período em que tive que estagiar para cumprir a minha carga horária deparei-me com situações que me fizeram lembrar exemplos apresentados teoricamente, então recorri as anotações e livros que muito contribuíram para desenvolver as regências das aulas, que espelhadas foram nas aulas que professores especialistas e mestres, com muita dedicação e fascínio nos transmitira, desde o processo de elaboração do Projeto de Estágio ao Planejamento que temos que ter em mãos, na função de infalível instrumento que norteara estas poucas aulas das milhares que estão por vir.




                                                             Apresentação

   O presente relatório tem como objetivo relatar os acontecimentos do estágio em cumprimento de 100 horas de Estágio Curricular em Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil “Creche Castelinho do Pequeno Príncipe VT”, no segundo semestre de 2010.
   O estágio supervisionado II teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa. Foi realizado durante a 5ª. Etapa do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade de Uberaba e teve como instrumento norteador o fascículo III - estagio Curricular supervisionado da educação Infantil Parte 2, composto pelos seguintes temas – atividades “O espaço da sala de aula”,” A vivencia da sala de aula na perspectiva dos alunos e professores”, “Planejamento o exercício da docência”, “Pensando e avaliando o exercício da docência”. Através de observações e registros encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.
   Acrescentei muito em minha vida as práticas vividas por mim diretamente com alunos.
Aprendi muito que fazer e o que não fazer. A cada dia que passa aprendeu novas formas de ensinar e aprender, sendo um desafio diário. Como diz Marx well maltz; “a vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.


                                 









                                   AGRADECIMENTOS

A Deus pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer mais essa jornada.
 A minha família que me apoiou e incentivou durante todo esse processo para que eu não desistisse quando estava desanimada.
A meus filhos e minha irmã que me deram forças e motivação para seguir, quando estava desanimada.
A meus amigos, de forma especial a Fátima Brito, Eulina e Maria de Nazaré que sempre esteve do meu lado nos momento difíceis durante esta fase.
Aos meus professores e colegas que muito colaboram durante o período do estágio.
Enfim, a todos que colaboram de forma direta ou indireta na realização desse trabalho.











                                                 



                                             

                                      Sumário

Apresentação.....................................................................................1
Agradecimentos.................................................................................2
Desenvolvimento................................................................................3
Conclusão..........................................................................................4
              Referências Bibliográficas.............................................................,..5
              Anexos - todos os documentos comprobatórios do estágio............6



                                
                                    

                         






                             




                                          Referências Bibliográficas:


FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática
Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
PIMENTA, S.G. (org.). O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.
_____. O estágio na formação de professores: unidade teoria prática? São Paulo: Cortez, 2001
VASQUEZ, A. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
KULCSAR, Rosa. (1994). O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora.
PICONEZ, Stela C. B. (org.). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2ª edição. Campinas, S.











                          
      
                                    



              
                                    Uniube Universidade de Uberaba



           

                        Maria de Fátima Jardim Fiel




                                     Estagio Supervisionado II
                        em Educação Infantil



Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado II, sob orientação do professor Ronaldo Meireles Martins  
Curso: Pedagogia



                                             




                                     JUNHO, 2010



                       


                        A PRÁTICA DE ENSINO
    
           No dia 25 de outubro de 2010, tive a experiência na sala de aula.As 7:15 minutos iniciei a minha aula pratica na turma do Jardim II, da Escola Municipal de Educação Infantil “Castelinho do Pequeno Príncipe VT”.
Foi muito gratificante essa experiência. No inicio quando cheguei e me apresentei notei que as crianças ficaram um pouco receosas parecia não ter gostado da minha presença e de como professora delas, acho que por terem acostumados a professora ou tia como a chamam, mas logo começaram a fazer perguntas.
Trabalhei textos ilustrados e todos gostaram muito. Quando pedi para sentarem no chão em circulo para contar-lhes a história do “Patinho Feio”,todos sentaram e fizeram silencio , estavam concentrados para ouvir a historia. Após contar a historia oralmente foi exposto um cartaz ilustrado contando a historia. Em seguida lemos os nomes dos personagens em fichas que foram distribuídas entre eles e cada um ia à frente ler o nome que estava na ficha. Quando não conseguia eu ajudava. Após, contar a historia, expor o cartaz e ler as fichas entreguei a eles uma atividade mimeografada na qual tinha o Patinho Feio, seus amiguinhos e outros animais que não aparecia no texto. Os alunos deviam pintar os animais e circular os amigos do Patinho Feio. Em seguida escrever de 1 a 5.
Foi muito bom todos fizeram a tarefa com atenção, comentavam entre si sobre os personagens.
Após o intervalo brincamos de adivinhar os personagens, dividi a turma em dois grupos e os componentes dos grupos vinham à frente imitar um personagem escolhido na caixa, quando o outro grupo acertava ganhava pontos, foi muito divertido todos participaram até adivinhar o ultimo personagem.
No final foi entregue um pedaço de papel em branco para que desenhasse o personagem que mais gostou.
 Quando terminou a aula senti que tinha alcançado meu objetivo, pois foi tão gratificante e teve uma importância muito grande a qual levarei comigo na minha vida de educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário